(42)999238519

NO AR

SERTANEJO CLASSE A

alternativatvivai.com

Brasil

NAVIO DE 400 METROS ENCALHA NO EGITO E PODE FAZER O PREÇO DO DIESEL SUBIR NO BRASIL.

Publicada em 26/03/21 às 13:18h - 256 visualizações

por Alternativa Web TV


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação/ Blog do Caminhoneiro)
O gigantesco navio cargueiro Ever Given é o protagonista de uma história para lá de inusitada, e que vai trazer impactos econômicos no mundo inteiro. O navio bloqueou totalmente a passagem de outros barcos pelo Canal de Suez, no Egito, uma das rotas comerciais mais importantes do mundo.

O canal foi construído nos anos de 1800, como forma de acelerar o transporte de mercadorias entre o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo. Se o canal não existisse, a volta dos navios ao redor da África para chegarem à Europa teria mais de 7 mil quilômetros.

O canal tem 193 quilômetros de comprimento, com 205 metros de largura e 24 de profundidade no centro, e permite a passagem dos maiores navios do mundo pelo local. Diariamente, mais de 50 navios passavam pelo canal, com as mais diversas cargas. Mas, na última terça-feira, tudo mudou.

Ventos fortes e uma tempestade de areia empurraram o navio Ever Given, que pertence à empresa Evergreen, de Taiwan, para a margem do canal. O bico (bulbo) do navio acabou sendo enterrado na margem, que é rasa, e o navio, de 400 m de comprimento, 59 m de largura, 220.000 toneladas e capacidade para transportar até 20.000 contêineres de 20 pés, ficou encalhado no local.
Máquinas já estão desenterrando o bulbo do navio, e uma frota de oito dos mais poderosos rebocadores puxam o navio, sem sucesso.

Pouco mais de 24 horas depois do acidente, o preço do barril do petróleo já teve alta. Pelo Canal de Suez passam mais de 30% de todos os contêineres do mundo, e dezenas de navios petroleiros também passam diariamente pelo trecho. São mais de 4 milhões de barris de petróleo atravessando o canal todos os dias.

Como a Petrobras adota a Política de Paridade de Importação, usando, entre outros aspectos, o valor do petróleo no mercado internacional para chegar ao valor dos combustíveis vendidos nas refinarias, é provável que os preços do diesel e gasolina no Brasil subam, se o navio não desbloquear o canal.

A fila de navios para atravessarem o canal só aumenta, e já estão sendo estudadas rotas por outros mares, evitando o canal, com maior tempo de viagem e uma alta considerável nos custos do frete marítimo.

A operação para retirada do navio gigantesco pode demorar até duas semanas. O prejuízo diário chega a US$ 9,6 bilhões.

Curiosidades do gigante
O navio é um dos maiores do mundo para transporte de contêineres, e, também usa um dos maiores motores diesel disponíveis no planeta. Os números são impressionantes.

O motor é o MAN B&W 11G95ME-C9, que tem 26.977 litros de deslocamento, equivalentes a 2.075 motores 13 litros que equipam boa parte dos caminhões atualmente.

São onze cilindros em linha, funcionando em ciclo dois tempos, com potência total de 80.648 cavalos, girando a 80 RPM. Cada cilindro tem 950 mm de diâmetro, e o curso do pistão é de 3,46 metros. Mesmo com tamanha potência, o navio navega a 22 nós, cerca de 42 km/h, em velocidade máxima.

Quanto ao combustível, o navio consome cerca de 350 toneladas de diesel diariamente.

Informações: Blog do Caminhoneiro



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete

Nenhum registro encontrado








.

CONTATO

(42)999238519

Visitas: 861037
Usuários Online: 5
Copyright (c) 2025 - Alternativa Web TV
Converse conosco pelo Whatsapp!