A Defesa Civil do Paraná emitiu alerta, no início da noite de sexta-feira (28), apontando riscos de temporal. Em muitas cidades, a chuva veio fraca e passou rápido. Em outras, ela provocou estragos. Em Imbituva, o temporal foi registrado por volta das 22 horas, e assustou moradores, especialmente na área rural, onde o barracão de uma igreja histórica foi arrancado.
A instalação ao lado da Igreja Bela Vista do Carmo, localizada na Colônia Bella Vista, a cerca de 14 quilômetros do centro da cidade, foi bastante danificada. Fotos que circulam nas redes sociais mostram que a estrutura em concreto quebrou, derrubando todo o telhado de metal de uma vez só. De acordo com os bombeiros comunitários de Imbituva, não há registro de feridos.
Igreja histórica
Amilton Serigatti Teixeira, que é conselheiro da Comunidade Bela Vista do Carmo, lamentou o ocorrido. “A gente ainda está fazendo o levantamento dos estragos. Vamos verificar se também não houve danos na igreja principal. Mas sabemos que será preciso a ajuda de toda a população para reconstruir o barracão. Não temos mais eventos para fazer arrecadação, então a gente fica sem saber o que fazer”, diz.
A julgar pelas fotos, não houve danos graves à igreja histórica, fundada em 1929 e admirada por sua arquitetura exterior e pintura interna, considerada patrimônio no município.
O espaço era usado para eventos e, após a pandemia, servia para guardar objetos de uso da comunidade religiosa. Segundo Teixeira, a região já havia passado por outro temporal no início da semana, que pode ter causado as primeiras avarias no barracão, levando à queda na última noite.
Informações: DC Mais.