(42)999238519

NO AR

Na Beira do Rancho

Com Alceu

Brasil

CIDADES DA REGIÃO REVOGAM OBRIGATORIEDADE DE MÁSCARAS.

Prefeituras se posicionam sobre o uso do acessório após flexibilização sancionada pelo Governo do Estado.

Publicada em 18/03/22 às 06:52h - 161 visualizações

por Alternativa Web TV


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
A utilização de máscaras em espaços abertos já deixou de ser obrigatória em diversas cidades da região dos Campos Gerais nesta semana. Após a flexibilização sancionada pelo governador Ratinho Junior (PSD) na quarta-feira (16), as prefeituras começaram a se posicionar sobre o uso do acessório. Em Arapoti, a administração anunciou a revogação do decreto que previa a obrigatoriedade. Assim como a normativa estadual, o município também estabeleceu a liberação das máscaras para crianças menores de 12 anos em espaços abertos ou fechados.
A nova chefe da Vigilância Sanitária de Arapoti, Ana Carolina Carvalho Neves, fez um pronunciamento para a população na tarde dessa quinta-feira (17) para detalhar a decisão. “Em ambientes abertos, como parques e praças, todos estão liberados do uso da máscara. Pedimos para que os pais, responsáveis e professores estejam atentos ao surgimento de sintomas gripais nas crianças”, afirmou Neves. O município ainda deve regulamentar o uso de máscaras em espaços abertos. De acordo com a chefe da vigilância, novas regras ainda devem abranger casos específicos, como eventos, atividades comerciais em locais abertos, escolas, igrejas e outros. 
A prefeitura de Castro decretou o uso facultativo de máscaras em ambientes externos e internos a partir dessa quinta-feira (17), ficando a exigência ao uso do equipamento de proteção, a critério dos responsáveis pelos estabelecimentos, instituições, entidades e órgãos públicos. De acordo com o decreto, o avanço da imunização da população tem demonstrado resultados satisfatórios, além da conscientização quanto às medidas de enfrentamento à pandemia. 
Em Telêmaco Borba, o uso de máscara também se tornou facultativo apenas em locais abertos. A utilização do acessório é obrigatória para aqueles que tenham sintomas de covid-19. Crianças de 12 anos ou menos estão liberadas. O uso de máscaras era obrigatório desde abril de 2020 na cidade. A mudança conta com aprovação do comitê científico da Secretaria de Estado da Saúde e leva em consideração o controle no quadro epidemiológico.
Irati já havia se posicionado
Irati foi um dos primeiros municípios da região a decretar o uso facultativo de máscaras. A decisão foi tomada de maneira conjunta com o Centro de Operações Especiais e de Fiscalização (COEF). O documento determina a utilização opcional do acessório de proteção individual em ambientes públicos ou privados. A regra não se aplica em estabelecimentos de saúde. Nestes locais, a máscara segue obrigatória. A decisão foi comunicada pelo prefeito Jorge Derbli (PSDB) em pronunciamento para os moradores por meio das redes sociais.

Informações: Arede



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

CONTATO

(42)999238519

Visitas: 802544
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2024 - Alternativa Web TV
Converse conosco pelo Whatsapp!