O maior jogador de futebol do mundo, Edson Arantes Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, em São Paulo. O Rei do futebol passou pelo Paraná por muitas vezes.
Mineiro, radicado em Santos, Pelé foi o único jogador na história a ganhar três copas do mundo.
O programa Gols pela Vida, apadrinhado pelo craque, em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe, possibilitou a criação de um instituto de pesquisa, que beneficiou inúmeras crianças, de acordo com o diretor do hospital, José Alvaro Carneiro.
"Através dos investimentos que nós fizemos no instituto de pesquisa junto com o Pelé, nós podemos afirmar de boca cheia que ele nos ajudou a salvar muitas vidas", disse.
Além disso, em uma das últimas passagens pelo estado, o camisa 10 brincou com o estado de saúde pois, naquele momento, utilizava um andador para caminhar.
"Eu já estou tentando largar a chuteira nova daqui a pouco. Largando essa chuteira nova, eu fico melhor", brincou o ex-jogador.
O Rei também marcou muitos gols no Paraná. Foram 11 em 16 jogos, mas a maioria dos golaços foram feitos depois de ele já estar aposentado.
O estádio Major Antônio Couto Pereira foi o principal palco dos jogos de Pelé no estado e foi lá que vestiu pela única vez a camisa da seleção brasileira em solo paranaense.
O ex-zagueiro Claudio Marques disse que teve a honra de marcar Pelé em uma noite histórica em que o Coritiba venceu o Santos.
"Uma quarta-feira a noite, gente saindo pelo ladrão, era aquela torre de ferro ainda, que até lá em cima perto do refletor tinha gente pendurada para assistir o rei”, contou.
O advogado Marcelo Frehse guardou com carinho a foto com 10 anos de idade ao lado de Pelé em um jogo de Athlético e Santos, em 1971.
"Eu lembro que o Pelé vinha separado do time do Santos, ele já era uma celebridade. Quando os mascotes do Athlético viram que o Santos ia tirar foto, todos corremos para tirar a foto com o rei, né?Foi assim um momento especial, a gente perto do rei, o rei junto comigo, enfim, foi uma tarde inesquecível", disse.
Hoje em Londrina, um dos filhos de Pelé, o ex-goleiro Edinho, estava treinando o time profissional de Londrina poucas horas antes do falecimento do pai.
INFORMAÇÕES: G1.GLOBO.COM