Equipe recebeu denuncias relatando que na localidade rural de Lajeadinho, interior de Ivaí-Pr, estaria ocorrendo derrubada de arvores em extinção e protegidas por Lei, sendo Pinheiro Araucária Angustifólia. Deslocado até o local indicado, sendo que após patrulhamento pela região foi possível observar as margens de uma plantação de soja, uma clareira aberta e o terreno estavam visivelmente remexidos por trator.
Sendo que a equipe adentrou a pé a área e constatou vários galhos, copas e raízes de Pinheiro Araucária, sendo fotografado e feito filmagem do local. Não havia ninguém no local.
Após a equipe recebeu informação de moradores da região que o terreno seria de uma pessoa e que o responsável pela derrubada da mata seria outra pessoa, morador daquela localidade. Equipe estava se deslocando até a residência do possível responsável, quando visualizou um veiculo Ford Del Rey, sendo abordados e identificados os ocupantes sendo um masculino, de 40 anos, e outro, de 26 anos, sendo que ao indagar sobre a derrubada das arvores, um dos ocupantes relatou que fez a derrubada das arvores, cerca de 4,5 metros cúbicos, e que o terreno esta na sua responsabilidade.
Relatou ainda que transportou a madeira até uma madeireira, localizada na localidade de Bom Jardim do Sul. Diante do exposto foi advertido quanto a parar com o desmate, que a área estava embargada e que seria acionado a Policia Ambiental para realizar o levantamento da área desmatada e demais procedimentos ambientais.
Após a equipe se deslocou até a Madeireira indicada, constatou cerca de 600 centímetros cúbicos de Pinheiro Araucária já beneficiado, o qual segundo o gerente do local, de 49 anos, seria de propriedade do masculino abordado anteriormente e que teriam apenas beneficiado. Também relatou que o dono da madeira já havia levado parte da mesma.
Diante disso, o gerente foi encaminhado até a sede da PM de Ivaí para lavratura do Termo Circusntaciado pelo Crime de receber produtos de origem florestal sem licença. Os fatos narrados neste boletim foram encaminhados para a Policia Ambiental Posto de Vila Velha em Ponta Grossa-Pr e para a delegacia de Policia Civil de Imbituva.
INFORMAÇÕES: 8º CIPM 3º PELOTÃO