01 - Ameaça
Por volta das 13h30min compareceu à sede do DPM Ivaí uma mulher, a qual relatou que na data de hoje, por volta das 13h00min, fora ameaçada por um homem. Na situação, o homem teria proferido xingamentos e diversas palavras de baixo calão à mulher, a qual encontrava-se em via pública conversando com uma outra pessoa. Não contente com os xingamentos do tipo "vagabunda", "biscate", o homem pegou um pedaço de ripa feita de madeira e começou a dizer para que ela saísse da via pública, "sumindo da frente dele", ou do contrário a atacaria. A vítima dos fatos acredita que a atitude hostil tenha motivação na sua atividade profissional onde é bastante atuante na região onde mora o autor dos fatos. Diante dos exposto, temendo sua integridade física, a mesma deslocou até a guarnição policial a fim de fazer um boletim de ocorrência registrando o fato para posterior providências junto às instâncias cabíveis.
02 – Abordagem de suspeitos
Por volta das 15h15min a equipe policial realizou a Operação Bloqueio conforme Ordem de Serviço de número 003/2025 do 4º CRPM, sendo abordados veículos e seus respectivos condutores a fim de fiscalizar o trânsito e coibir ilícitos penais. Como não foram constatadas irregularidades nos veículos ou ilícitos de posse dos condutores, os mesmos foram liberados no local após o fim da abordagem.
03 – Abordagem de suspeitos / Desinteligência
Equipe policial acionada via 190 para dar atendimento a uma possível situação de Violência doméstica, onde um homem estaria ameaçando atear fogo na residência. No local a solicitante informou que quando estava saindo de casa com seu cônjuge viu que o seu vizinho havia derramado óleo diesel na área de convivência da residência em que mora. Incomodada com a atitude, a solicitante tentou repreender o vizinho, que a retrucou dizendo que o espaço seria dele e se ele quisesse até poderia tocar fogo. A equipe então conversou com a esposa do abordado que contou à guarnição que o seu cônjuge estava passando óleo diesel em várias ripas durante o dia para uma construção de uma casa, momento este em que dado seu estado de embriaguez, veio a derramar óleo diesel no terreiro da residência incluindo um carro dele próprio que estava estacionado. Temendo por sua integridade física, a solicitante achou por bem acionar à polícia militar para relatar os fatos. A guarnição conversou com os envolvidos e os orientou. Como não houve crime de violência doméstica, as medidas como encaminhamento e prisão não foram tomadas. O abordado deixou a residência de bom grado na frente da equipe, tomando como destino a casa de seu pai. A solicitante fora orientada quanto à possibilidade de ligar novamente no 190 caso fatos como esse tornem a acontecer.
04 – Policiamento Presença
Por volta das 19h30min a equipe foi acionada via 190 para dar atendimento a uma possível situação de violência doméstica no interior do município, onde um homem estaria agredindo a sua esposa. A equipe deslocou com brevidade até o local, chegando no endereço cadastrado e entrando em contato com os envolvidos, os quais informaram à guarnição que apenas brigaram por conta da bebida, onde ambos demonstravam claros sinais de embriaguez. A equipe questionou se a mulher teria sido agredida, onde a mesma disse que não, também não possuindo nenhum tipo de lesão aparente em seu corpo. Diante dos fatos, a equipe confeccionou o presente boletim para registro dos fatos.
Informações: 8ª CIPM